Você provavelmente já ouviu falar em linux, não é mesmo? Assim como nele, nos programas de software livre, “os usuários possuem a liberdade de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Assim sendo, “software livre” é uma questão de liberdade, não de preço”, explica a Free Software Foundation neste artigo.
Aqui vão alguns bons aplicativos de software livre que podem substituir apps convencionais:
Telegram
O Telegram é um aplicativo de comunicação focado na segurança dos dados e na sua privacidade. As mensagens são criptografadas e os dados podem ser apagados e destuídos sempre que o usuário desejar. É bem parecido com o whatsapp, mas com alguns recursos diferentes, como o envio de gifs ou os grupos de até 200 pessoas. Ele é suportado nas plataformas OSX, iOS, Android, Linux, Windows e Windows Phone.
Jitsi
Jitsi é um aplicativo de cógido aberto que pode ser uma alternativa para o Skype. Ele pode ser usado para chamadas de áudio e vídeo, conferências, para fazer streamming do desktop, enviar arquivos, gravar ligações, entre outras coisas. Suporta Linux, Mac e Windows.
Firefox
Firefox é um navegador livre desenvolvido com a ajuda de colaboraderes, que possui centenas de extensões que adaptam sua aparência para as necessidades do usuário. Foi criado pela Mzzila Foundation, e é um ótimo substituto para o Explorer e o Chrome.
Spider Oak
O Spidek Oak é um aplicativo ótimo para o backup de seus dados, que é particular por criptografar todas as mensagens, o que o torna muito mais seguro que os usuais. As contas gratuitas disponibilizam 2GB de espaço na nuvem, e ele pode ser acessado do PC, do celular ou de onde mais quiser sincronizar.
Uget
O Uget é um aplicativo para definir a prioridade de seus downloads. Este “download manager” funciona tanto no Linux quanto no Android e no Windows e tem uma plataforma bem simples de se manejar.