A Importância e a Aplicação do AVCB na Prática

O intuito dessa escrita foi contar sobre minhas experiências no mercado de trabalho. Sou técnica em edificações, atualmente curso o último semestre em Engenharia Civil. A Construção Civil possui um leque de opções, uma das áreas que tive maior vivência de trabalho foi a de proteção de combate a incêndio (mais conhecido como AVCB). Em conformidade ao decreto Nº 46.076/01 todas as prefeituras do estado de São Paulo exigem este documento na obtenção do licenciamento de edificações com circulação de pessoas, sendo necessário um profissional técnico para assinatura e elaboração do projeto e por fim a aprovação do corpo de bombeiros e prefeitura.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Durante estes anos desenvolvi muitos projetos como auxiliar técnica: protegendo algumas faculdades do país, escolas, salões de festas e edifícios multifamiliar. De uns anos pra cá, essa ideia vem criando forma, deixando de ser uma orientação e se tornando uma obrigação. Uma imagem forte em minha memória foi o incidente que ocorreu na boate kiss, que pegou fogo em 2013, devido ao fogo de artificio em local fechado, pelo revestimento inadequado e pela saída de segurança inexistente no local, levando vários estudantes a óbito. Lembro-me de ter sido um fato que chocou o país, tudo teria sido evitado se todos os sistemas fossem adequados.

O motivo desse artigo, é escrever sobre a segurança e o bem estar em todos os nossos ambientes de convívio, seja no nosso trabalho, num shopping passeando com a família, no nosso apartamento, um lugar de paz, ou até mesmo em uma balada, curtindo com os amigos. Se tratando de saídas de emergência, o importante que em caso de incêndio, todos ali presentes saiam das ocupações totalmente protegidos e garantindo que os bombeiros tenham fácil acesso ao local, para eliminar a existência do fogo. Os principais equipamentos para o combate ao incêndio são:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Iluminação de Emergência
  • Extintores
  • Hidrantes
  • Sinalização
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Depois da verificação de alguns parâmetros e instruções técnicas, é definido qual a necessidade para a construção analisada. Para a utilização dos equipamentos de combate a incêndio, o profissional técnico deve fazer uma previsão de brigadistas necessários para proceder em caso de incêndio, desligando aparelhos elétricos e tentar resolver riscos adicionais o mais rápido possível por meios adequados. Mas isso não exime a responsabilidade dos bombeiros de ir até o local, por isso devem ser acionados diretamente. É importante que todos tenham esse conhecimento, e que as edificações contenham um AVCB em dia, para a melhor proteção de todos e do imóvel. 

A validade difere de estado para estado, em maior parte do estado de São Paulo as certidões tem validade de três anos, sendo obrigatória a renovação quando estiver vencido. Manter o AVCB em dia é de extrema importância, pois além de ser um documento obrigatório, demonstra cuidado e responsabilidade com todos a sua volta, para que voltem para os seus lares e famílias.

Flávia Adolfo

Estudante de Engenharia Civil com experiência em projetos técnicos de edificações, reforma em escolas estaduais (em SP) e planilhas orçamentárias para reformas e construções por meio de licitação. Por anos, trabalhei com a elaboração de projetos AVCB/CLCB e laudo de habitabilidade. Nos últimos meses eu tenho sido responsável pela verificação das entregas das escolas reformadas, tendo contato direto com os empreiteiros e redigindo o RDO.
Deixe um comentário em A Importância e a Aplicação do AVCB na Prática