Ajude a nomear exoplanetas!

Quer ajudar a nomear exoplanetas? A União Astronômica Internacional abriu uma votação para escolher o nome de 20 sistemas planetários fora do nosso sistema solar. Nada mais de chamar aquele planeta que pode ser o novo lar da humanidade no futuro de HD 123456c ou Kepler-321g.

Os 20 exomundos que serão nomeados ao fim dessa votação.
Os 20 exomundos que serão nomeados ao fim dessa votação. Fonte: IAU

Atualmente, mais de 2000 exoplanetas já foram descobertos, mas a nomeação ocorrerá para apenas 32 dos exoplanetas de descoberta mais antiga, que orbitam ao redor de 20 estrelas. São elas:

Estrela Quantidade de planetas
Epsilon Tauri 1
Iota Draconis 1
Gama Cephei 1
Alfa Piscis Austrini 1
Beta Geminorum 1
Epsilon Eridani 1
Mu Arae 4
Tau Boötis 1
Upsilon Andromedae 3
Xi Aquilae 1
14 Andromedae 1
18 Delphini 1
42 Draconis 1
47 Ursae Majoris 2
51 Pegasi 1
55 Cancri 5
HD 81688 1
HD 104985 1
PSR 1257+12 3

Os nomes em votação foram sugeridos por grupos de astronomia de todo o mundo. A votação vai até 31 de outubro e o resultado final será apresentado em novembro.

O blog Mensageiro Sideral, da Folha de São Paulo, destaca alguns sistemas bem bacanas:

  • 51 Pegasi — primeiro exoplaneta a ser descoberto em torno de uma estrela similar ao Sol, um gigante gasoso numa órbita supercurta, achado em 1995.
  • PSR 1257+12 — um sistema de três planetas em torno de um pulsar, onde menos se esperava planetas, descoberto em 1992. Um pulsar é um cadáver estelar deixado após a detonação de uma supernova!

  • 55 Cancri — um sistema de cinco planetas que inclui um gigante gasoso na zona habitável da estrela.

  • Upsilon Andromedae — um sistema de três planetas em órbitas muito doidas.

  • Epsilon Eridani — é uma estrela e um planeta, mas têm candidatos brasileiros. Para a estrela, Cambirela — é o nome de um monte localizado na cidade brasileira Palhoça, que é bem visível em toda a Ilha de Santa Catarina. Para o planeta, Sufijunior — “Sufi Junior” era o pseudônimo do músico brasileiro e astrônomo amador José Brazilício de Souza (1854-1910). O primeiro nome veio do astrônomo persa Abderrahman Al-Sufi. Quando Brazilício escrevia seus textos científicos em jornais em Santa Catarina, ele usada esse pseudônimo, “Sufi Junior”.

Quase todas as estrelas selecionadas para essa primeira votação podem ser vistas a olho nu no céu noturno, tornando tudo ainda mais interessante. A votação ocorre no site nameexoworlds.iau.org. Visite e dê seu voto.

Com informações do Mensageiro Sideral

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.