Cal hidráulica: você sabe o que é?

No século XVIII a Inglaterra dominava os mares. Dominando a maior frota naval da época, era necessários construir grandes obras portuárias. Mas havia um problema: na época, não existia nenhum material ligante que resistisse à água.

Expedição britânica contra Cuba, 1762., por Richard Paton.

O grande engenheiro inglês John Smeaton, pai da engenharia e o primeiro a se auto-denominar engenheiro civil, redescobriu a cal hidráulica, capaz de endurecer embaixo d’água, o que levou ao desenvolvimento do cimento moderno.

Louis Vicat também era outro grande engenheiro francês. Desenvolveu sua própria cal hidráulica, já muito parecida com o cimento moderno. Em 1818, aos 26 anos, é autorizado pela Academia de Ciências de Paris a utilizar seu novo material para construir a ponte de Souillac, a primeira obra de concreto no mundo. Depois disso, sua cal hidráulica foi utilizada nas principais construções daquela época.

A cal hidráulica, assim como o cimento, reage com a água, e assim com a cal, reage com o dióxido de carbono presente na atmosfera. Ou seja, a cal hidráulica é hidráulica e aérea. Mas sua hegemonia durou pouco: em 1824 Joseph Aspdin patenteia o processo industrial do cimento Portland, que usamos até hoje.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Um comentário em “Cal hidráulica: você sabe o que é?