Carros autônomos estão cada vez mais perto da realidade Carros, ônibus e Ubers prometem guiar pessoas no mundo todo por meio de sistemas computacionais

Singapura acaba de lançar uma linha de táxis autônomos. Em Baidu, na China, a expectativa é que esses veículos sem motoristas de carne e osso estejam nas estradas até os Jogos Olímpicos de 2020. Recentemente, o Google começou a testar carros sem condutor em Austin, Phoenix e Kirkland, Washington. Em Helsink, deve ser inaugurado o primeiro sistema de ônibus autônomo do mundo.

O que envolve a implantação dos carros autônomos nas cidades? Os defensores dos carros comandados por computador dizem que essa pode ser uma saída para problemas de mobilidade urbana e sustentabilidade, pois eles evitariam trânsito, não ocupariam os espaços que se costuma ocupar com estacionamento e ao todo seria gasto menos combustível.

Já há carros sendo testados nas estradas americanas, e algumas cidades já estão criando uma legislação para tratas dos carros autônomos, como é o caso da Califórnia. Os autônomos ainda são proibidos em vias públicas, apesar de que testes mostram que eles superam as habilidades dos seres humanos na direção.

Recentemente, a Universidade Carnegie Mellon, em Pittsburgo, fez uma parceria com a Uber para desenvolver carros sem condutores. Boston também tem feito testes em parceria com o Fórum Econômico Mundial para questões relacionadas a transporte, segurança e metas de sustentabilidade. É só uma questão de tempo até que estes veículos dominem a mobilidade urbana.

Mariana Caires

Deixe um comentário em Carros autônomos estão cada vez mais perto da realidade Carros, ônibus e Ubers prometem guiar pessoas no mundo todo por meio de sistemas computacionais