Casas Open Source: Projetos de moradias a baixo custo disponíveis online Arquitetos liberam common rights na tentativa de combater a crise e transformar cidades

© Cristian Martinez

É minha, sua e nossa! A liberação de direitos de projetos de moradias populares pode e deve mudar as cidades. A desigualdade social, em que quem não paga não mora, é a grande preocupação de muitos arquitetos que disponibilizam seus projetos em plataformas online.

Em abril, foi a vez de Alejandro Aravenga, arquiteto chileno, liberar quatro projetos de habitação popular. O vencedor do Prêmio Pritzker de 2016 por seu trabalho a frente do grupo Emental, desenvolve projetos de interesse social a fim de diminuir as desigualdades. Como? os governos interessados em combater os níveis de pobreza e falta de moradia já têm um projeto em mãos. O download gratuito está disponível no site do Elemental, projeto que já construiu mais de 2.500 unidades de baixo custo.

Moradias em Villa Verde - © Suyin Chia
Moradias em Villa Verde – © Suyin Chia

“Até 2030, mais de 5 bilhões de pessoas viverão nas cidades, e dessas, 2 bilhões estarão abaixo da linha de pobreza” – leia mais no site do Elemental.

Em novembro de 2014, Aravena contou sua experiência e inspiração no TED, assista:

Quer começar a divulgar seu projeto ou está a procura de um? Participe das plataformas de Open Houses :

Wikihouse

Paperhouses

Mariana Caires

Deixe um comentário em Casas Open Source: Projetos de moradias a baixo custo disponíveis online Arquitetos liberam common rights na tentativa de combater a crise e transformar cidades