Outubro de 2016 já pode ser considerado um mês marcante na era da internet. Pela primeira vez, dados captados pelo StatCounter no mundo todo revelam que o aumento do tráfego em celulares e tablets foi tão grande que ultrapassou os acessos por meio de desktops no mundo todo.
No mundo todo, 51.3% dos acessos acontecem via celulares e tablets, enquanto 48.7% acontecem nos desktops. Veja no mapa a evolução desde 2009:

O CEO da Stat Counter, Aodhan Cullen, comentou em reportagem da página oficial da empresa que “Este deve ser um despertar especialmente para pequenas empresas, comerciantes e profissionais individuais, para que se certifiquem de que seus sites sejam mobile-friendly. Muitos sites mais antigos não são “.
Recentemente, o Google lançou o Web Master Central Blog, uma ferramenta que ajuda a testar se os sites estão no caminho certo para serem mobile-friendly.
Pelo relatório, também é possível conhecer os dados país por país.Nos EUA e no Reino Unido, os desktop ainda lideram os acessos com porcentagem de 58% e 55,6%, respectivamente.
Enquanto isso, na Índia, mais de 75% dos acessos acontecem pelos dispositivos móveis.
No Brasil, o movimento também é de queda de acesso entre notebooks e computadores, mas estes ainda representam 68,67% dos resultados:

Michael Davis-Burchat/Flickr
Quer conferir os dados de outros países? Acesse o site do Stat Countes aqui.