Cheetah, o primeiro robô capaz de pular obstáculos por conta própria

Cheetah, um robô desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) é o primeiro robô quadrúpede capaz de pular obstáculos de forma autônoma.

Para conseguir esta proeza, o Cheetah pode “ver” o mundo ao seu redor: ao detectar a aproximação de um objeto, ele calcula a distância e a energia necessária para pular sobre o obstáculo. Durante os testes, ele foi capaz de pular obstáculos de até 20 centímetros a uma velocidade de 8 km/h.

“Um pulo durante uma corrida é certamente um comportamento dinâmico”, disse Sangbae Kim, um professor assistente de engenharia mecânica no MIT. “Você tem que gerenciar equilíbrio e energia, e ser capaz de suportar o impacto na descida. Nosso robô é projetado especificamente para este tipo de comportamento altamente dinâmico”.

A equipe de pesquisadores esperam que esta tecnologia seja utilizada pelo exército em casos de desastre, por exemplo. Mas ainda tem muito trabalho pela frete: o sistema de detecção de obstáculos do Cheetah precisa ser melhora a ponto de consiga funcionar em ambiente mais complexos.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Cheetah, o primeiro robô capaz de pular obstáculos por conta própria