Como escrever bem pode ser uma porta para o sucesso profissional

Responda a seguinte pergunta: você escreve bem? Se a sua resposta é não, você deveria repensar o modo de como você desenvolve a sua escrita. E não estou falando apenas de testes ortográficos, que chegam a reprovar quase metade dos candidatos a estágio, mas de escrever mesmo, de produzir um texto inteligível, acessível e bem estruturado.

O começo do problema

Você gosta de ler? Se a sua resposta é um sonoro não, então já identificamos o problema, não é mesmo? Pense comigo: quando queremos aprender uma matéria nova na faculdade, o que devemos fazer? Nós fazemos exercícios até entender a matéria. Portanto, para escrevermos melhor, precisamos ler mais, de modo a aprender como as outras pessoas escrevem e montar um texto coeso. Quem aí não tem aquele colega que é uma completa negação para escrever textos?

A escrita, principalmente para os engenheiros, é uma habilidade crucial para o desenvolvimento da profissão. São e-mails, relatórios, orçamentos, pedidos e diversas outras coisas que simplesmente não podem ter espaço para dúvidas. E não só isso: diversas empresas avaliam a escrita do candidato já no processo seletivo (e muitos são eliminados por causa disso.

E você, como andam as suas habilidades de escrita? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta