Como a Espanha pretende ser 100% renovável em termos de produção de energia

2016, já temos tecnologia suficiente para criar energia com baixos impactos à Terra, mas não é o que vemos liderando as produções na maioria dos países. Mas na Espanha, o plano é fazer diferente!

No país dos moinhos de Quixote, a energia eólica já alimenta 29 milhões de casas. Miguel Ezpeleta, chefe da Acciona, empresa de energia da Espanha, disse em entrevista à ABC que acredita que a Espanha logo será 100% sustentável em termos de produção energética.

“O importante é prever e prever o que vai acontecer. Eu acho que as pessoas vão me dizer que somos loucos, mas eu tenho certeza que nós vamos chegar a 100 por cento, por um momento, com certeza”, disse.

Sua empresa monitora hoje em dia 9.500 turbinas eólicas em todo o mundo a partir de sua base em Pamplona, no norte da Espanha. Em novembro do ano passado, foi constatado que durante a energia eólica já fornecia 70% da energia do país.
O maior índice (54%) registrado durante o dia foi atingido em janeiro de 2015. Sem jazidas de petróleo ou gás natural, essa é a melhor saída para a Espanha se tornar independente de energia.

A meta de sustentabilidade estabelecida pela União Europeia para a Espanha é que, englobando todo tipo de necessidade energética, cumpra com 20% de maneira renovável até 2020. Quatro anos antes, esse índice é de 17,4%.

Apesar de a iniciativa parecer ótima para o meio ambiente, ela não é nada acessível. Com preços aumentando cada vez mais, a produção de energia torna-se mais desigual.

Saiu primeiro em: Independent.uk

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.