Como utilizar a Wikipedia em trabalhos acadêmicos

Com certeza alguns de vocês tiveram calafrios ao ler o título acima: “Como assim usar a Wikipedia nos meus trabalhos acadêmicos? Você está louco?”. Mas tenha calma, pois agora eu vou te ensinar a forma correta de utilizar a Wikipedia nos seus trabalhos acadêmicos sem levar uma nota zero da sua banca orientadora. A primeira coisa que você precisa saber é o que é a Wikipedia e qual é o seu objetivo.

Wikipedia para leigos

A Wikipedia é uma enciclopédia livre e gratuita que se mantém no ar através de doações de milhares de colaboradores ao redor do mundo. O seu diferencial é que qualquer pessoa pode editar qualquer artigo a qualquer momento em qualquer lugar do mundo. Toda essa liberdade e ausência de monolitismo em seu conteúdo gera desconfiança por parte dos acadêmicos e casos onde pessoas utilizam essa liberdade para, deliberadamente estragar ou criar artigos falsos na Wikipedia, como o recente caso de Carlos Bandeirense Mirandópolis, um artigo falso que foi citado até em uma decisão judicial e um documentário. Este artigo falso já foi excluído da Wikipedia e a página atual contém um apelo para que as pessoas não criem mais artigos falsos.

Mesmo com estes problemas, a Wikipedia é o quinto site mais visitado do mundo, com mais de 450 milhões de visitas mensais. Mas como qualquer enciclopédia e de acordo com o próprio Jimmy Wales, um dos fundadores da Wikipedia, os artigos da Wikipedia não podem ser utilizados como fonte primária. Ele mesmo recomenda que você utilize os links de referência, no rodapé do artigo para buscar mais informações sobre o assunto.

Rodapé de um artigo da Wikipedia com ligações externas.
Rodapé de um artigo da Wikipedia com ligações externas.

E é partir destas ligações externas que você buscará o material e as referências necessárias para citar no seu trabalho acadêmico. Isso e claro, pesquisando no Google Scholar: scholar.google.com.br

Deixe uma resposta