Como vistoriar seu apartamento

photo of a wooden bookshelf

Receber as chaves do seu novo apartamento é um momento importante para todas as pessoas. Pensando nisso, eu separei passos simples, mas cruciais para que você possa fazer a vistoria de aceitação do seu apartamento.

Para fazer a vistoria, você precisará de:

  • Adesivos coloridos;
  • Balde;
  • Carregador de celular;
  • Celular;
  • Espelho de mão;
  • Papel e caneta.

Antes de entrar no apartamento, deixe os adesivos coloridos em um bolso que você tenha fácil acesso. Eles serão utilizados para marcar todos os problemas encontrados no apartamento, para que, posteriormente, possam ser localizados com facilidade. Também deixe o papel e a caneta preparados para uso, de modo que você possa escrever todos os problemas encontrados de maneira clara e precisa, para enviar à construtora.

Primeiramente, encha o balde de água e espalhe sobre o piso do apartamento. Depois de alguns minutos, observe se há formação de poças. O piso (ou contrapiso) precisa estar corretamente nivelado, afinal, você não vai querer secar o piso da sua casa todos os dias, não é mesmo?

Certifique-se que a eletricidade está ligada no quadro de luz e teste o funcionamento de todas as tomadas com o carregador do seu celular.

Verifique se todas as portas abrem e fecham corretamente e utilize o espelho de mão para verificar se a pintura foi realizada na parte de cima e na parte de baixo das portas. Esse selamento de tinta é importante para garantir a durabilidade da sua porta.

Por fim, deixe todas as torneiras abertas por alguns minutos e verifique se não há vazamentos embaixo da pia e se a água está escorrendo completamente.

Seguindo estas dicas, com certeza você fará uma boa vistoria e poderá localizar falhas de responsabilidade da construtora, de modo que elas possam ser corrigidas prontamente.

Ah, não se esqueça de documentar todas as falhas encontradas com fotos detalhadas. Seguindo este roteiro, com certeza você fará uma vistoria adequada do seu apartamento.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Como vistoriar seu apartamento