Conferência mundial sobre tecnologias emergentes chega ao Brasil

Nos dias 18 e 19 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro vai sediar a EmTech, conferência mundial sobre tecnologias emergentes, organizada pela MIT Technology Review, publicação do Massachusetts Institute of Technology. Reunindo especialistas nacionais e internacionais, a conferência será palco de debates sobre tecnologias inovadoras. Cerca de 800 cientistas, empresários, empreendedores, inovadores e pesquisadores estarão presentes.

Além do Brasil, Estados Unidos, México, Colômbia, Equador, Espanha, Cingapura e Hong Kong sediarão o evento.

Luís Fernandes, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) informa que o simbolismo da EmTech é muito importante para o Brasil, pois a construção do futuro exige políticas públicas de longa duração e que gerem resultados para a nossa sociedade, concebendo a inovação em todos os aspectos.

Ainda segundo Luís Fernandes, jovens empreendedores e tecnologias emergentes são a combinação do futuro, pois enfrentamos o “desafio da inovação, em um país que ainda tem baixa propensão à inovação e ao risco, e tende a optar por soluções fáceis e conservadoras e, por isso, não são efetivas alavancas da construção do futuro” e que Massachusetts Institute of Technology (MIT) traz referências globais de reflexão sobre tecnologias emergentes, além de ser um “partícipe ativo da construção de ecossistemas de inovação, antenados com a visão de construção de futuro”.

Já Israel Ruiz, vice-presidente do MIT, fala sobre a importância do investimento em capital humano e projetos inovadores locais: “a tecnologia pode transformar vidas”. Ainda segundo Ruiz, a tecnologia trouxe mudanças fundamentais em todas as indústrias e agora é a hora de priorizar as mudanças na educação de qualidade em todo o mundo.

Cecilia Nicolini, diretora da EmTech Brasil e da MIT Technology Review destaca que a EmTech tem o objetivo de ser um espaço para criar e pensar, já que com a tecnologia as pessoas podem resolver problemas que ainda não têm solução.

“Foram incríveis os projetos que recebemos. O sistema de empreendedores e inovação que vocês têm aqui no Brasil é ótimo”, disse a diretora, se referindo a um programa do MIT que ocorreu ano passado no Brasil, voltado para a criação de uma comunidade global que cria e usa tecnologia para desenvolver soluções para problemas mundiais.

Na EmTech serão discutidas tecnologia que mudarão o mundo em alguns anos, como a biotecnologia, educação do futuro, abastecimento de água e desafios da medicina. Também serão distribuídos prêmios para a segunda geração de jovens talentos inovadores brasileiros com menos de 35 anos. Também haverá um fórum de investimento para conectar as startups (empresas emergentes) brasileiras com potenciais investidores brasileiros.

Acesse o site oficial da EmTech Brasil para se inscrever no evento: http://www.emtechbrasil.com.br/site/evento.php.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Conferência mundial sobre tecnologias emergentes chega ao Brasil