Confira o robô que pode construir uma casa em dois dias

Com o avanço da tecnologia e a popularização de seu uso, o uso de robôs está cada vez se tornando mais sofisticado e próximo das nossas vidas. Com isso, o engenheiro australiano Marc Pivac, diretor executivo da Fastbric Robotics, desenvolveu o Hadrian, um robô capaz de construir uma casa inteira em apenas dois dias. De acordo com o inventor, o robô é fruto de mais de dez anos de pesquisas.

hadrian-robot (1)
O robô Hadrian é capaz de assentar 1000 tijolos por hora.

Hadrian é capaz de assentar 1000 tijolos por hora, trabalhando aproximadamente 20 vezes mais rápido que um ser humano. Pivac ainda salienta que com esta nova tecnologia, a segurança no canteiro de obras aumenta e os desperdícios diminuem.

O computador do robô e capaz de corrigir a posição de assentamento do tijolo cerca de 1000 vezes por segundo, de forma a prevenir interferências de vibrações da própria máquina. O conceito é similar aos utilizados nas impressoras 3D.

A Fastbrick Robotics planeja lançar a primeira versão comercial do produto no ano que vem. Ao contrário das fotos atuais, a versão final será construída sobre um caminhão, de modo a facilitar o transporte e o uso do robô.

Atualização

A empresa lançou um vídeo time-lapse mostrando o Hadrian X assentando os tijolos de uma casa inteira em apenas dois dias:

Fonte: www.fastbrickrobotics.net

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
2 comentários em Confira o robô que pode construir uma casa em dois dias