A substituição do combustível fóssil é uma necessidade para o mundo moderno. O desenvolvimento de soluções limpas e sustentáveis de produção de energia irá definir o futuro da humanidade e do nosso planeta ainda neste século. Felizmente, não faltam engenheiros capazes de criar soluções para os problemas que enfrentamos.

Em Krommenie, cidade que fica à noroeste de Amsterdam, existe uma ciclovia muito peculiar: o piso é composto de painéis solares! A ciclovia é composta de “módulos” de concreto cobertos com uma camada de vidro e uma camada áspera, que cria o atrito necessário para evitar acidentes.

Os painéis solares foram instalados ao longo de um trecho 70 metros da ciclovia, pelo salgado preço de **3,7 milhões de dólares**. Além do preço alto, uma das desvantagens do sistema é que ele não pode ser posicionado no melhor ângulo para captar os raios solares, o que faz com que ele produza cerca de 30% menos energia do que os painéis instalados em telhados.

Em funcionamento desde novembro do ano passado, a SolaRoad gerou mais de 3000 kWh nos primeiros seis meses de operação, o suficiente para prover energia elétrica para uma pessoa durante um ano. Ou seja, a capacidade de geração de energia dos painéis solares instalados na ciclovia é de aproximadamente 70 kWh por metro quadrado.
A versão atual dos painéis solares instalados na ciclovia é capaz de suportar veículos de até 12 toneladas (em média, um automóvel comum pesa menos que duas toneladas).

A tecnologia da SolaRoad tem o potencial de ser uma grande solução para o futuro da produção de eletricidade, com uma solução simples e inovadora.
Site oficial: http://www.solaroad.nl/en/