Conheça a melhor agenda para organizar sua vida Faça seu próprio Bullet Journal e nunca mais esqueça de fazer aquela tarefa importante

Mais um semestre começando, muitos estudantes voltando ou começando seus cursos de engenharia essa semana, mas naquela correria (que vocês já sabem como é) muita coisa importante é deixado de lado e a gente acaba tendo que fazer tudo correndo no final do semestre. Quer se livrar desse problema aprendendo a organizar sua rotina com uma simples agenda? Conheça agora o Bullet Journal.

O que é um Bullet Journal?

Bullet Journal (literalmente, Diário Bala) é um método para criar uma agenda pessoal criado pelo americano Ryder Carrol. Com qualquer caderno de anotações você pode montar o seu próprio Bullet Journal, então vá buscar o seu caderninho e siga os passos abaixo:

1. Capa e índice

Deixa primeira página ser sua capa. Escreva seu nome, faça um desenho, cole um adesivo – isso fica a sua escolha. Faça das quatro páginas seguintes seu índice e escreva Índice com letras bem vistosas como título:

O índice será preenchido aos poucos, enquanto você desenvolve a sua agenda ao longo do ano. Se atente em indexar as seções principais (registro futuro e registro mensal), e só coloque o que você pretender procurar depois.

2. Registro futuro

Separe as quatro próximas páginas para a seção Registro futuro. Divida cada página em três retângulos horizontais e coloque o nome de cada respectivo mês.

Aqui você coloca as tarefas que gostaria de fazer algum dia e vá adicionando conforme o necessário.

3. Registro mensal

Na próxima página, dê o título do mês escreva o número de cada dia do mês seguido do dia da semana. A página da esquerda será seu calendário e será utilizado para marcar eventos e a da direita será a sua lista de tarefas do mês (inclusive as que sobraram do mês passado). Você não deve fazer isso com todos os meses do ano de uma só vez. Faça só do mês atual.

4. Registro diário

Nas páginas seguintes, você fará o seu registro diário: apenas escreva a data do dia atual ou seguinte e escreva as tarefas que deve fazer. O Bullet Journal sugere a seguinte notação para facilitar a consulta a suas tarefas:

  • Use um · para marcar suas tarefas;
  • Use um ◯ para marcar eventos
  • Use um – para marcar notas (lembretes, pensamentos e listas relacionadas ou não a uma tarefa)

Além disso, você irá utilizar os seguintes marcadores adicionais:

  • Use * para marcar tarefas importantes/prioritárias (deverá ser posta à esquerda do marcador principal);
  • Faça um X para marcar o que foi concluído;
  • Use ! para marcar uma inspiração;
  • Desenhe um olho marcar coisas que devem ser pesquisadas mais a fundo;
  • Risque as tarefas canceladas ou que deixaram de ser importantes;
  • Use > para marcar tarefas que não foram concluídas e que você transferirá para o mês seguinte. Coloque essa tarefa no seu registro mensal do novo mês (esse marcador só deve ser usada na virada do mês);
  • Use < para marcar tarefas que não foram concluídas e que serão migradas para meses a frente. Coloque-a no mês para qual será transferida na seção de registro futuro (esse marcador só deve ser usada na virada do mês).

5. Coleções

Você pode separar algumas páginas no final da sua agenda para a seção Coleções. Lá você pode agrupar ideais relacionadas, com seus respectivos marcadores, mas que não se encaixam como uma tarefa para o seu registro mensal ou diário.

6. Usando seu Bullet Journal

  1. No começo de cada mês, defina os eventos no calendário do seu registro mensal e suas tarefas na página seguinte;
  2. No fim do dia, defina as suas tarefas a serem realizadas no dia seguinte no seu Registro Diário. Procure não planejar muitos dias a frente, para não atrapalhar sua produtividade. Vá adicionando tarefas sob demanda durante o dia. Marque um X nas tarefas completadas;
  3. No fim do mês, revise seu Registro Diário. Risque as tarefas que não foram completadas e não serão mais mais feitas e transfira (>) ou migre (<) as tarefas não completadas do mês passado que você ainda precisa fazer. Verifique se há alguma tarefa na seção do evento futuro para o mês atual e coloque-a na lista de tarefas do Registro Mensal.

Bom pessoal, basicamente é isso. Quando você fizer o seu Bullet Journal, verá que ele é super prático e ajudará muito a organizar seu dia, assim como ajuda no meu, aqui no Engenharia Livre. No site oficial tem um guia de referência rápida em PDF com as mesmas instruções que postei aqui, só que com menos detalhes.

Você já está usando? Então deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta