Conheça o aeroporto que funciona 100% com energia solar

O Aeroporto Internacional de Cochin, na Índia, possui estruturas incomuns perto da sua pista de pouso e decolagem. Em campo aberto, a grama divide espaço com 46 mil painéis solares, que convertem a luz solar em energia elétrica. Trata-se do primeiro aeroporto no mundo a operar completamente com energia elétrica.

Cochin International Airport

O projeto começou pequeno: em 2013, 400 painéis solares foram instalados em seu telhado. Como a experiência foi um sucesso, eles decidiram ampliar a quantidade de painéis solares até que em agosto deste ano, a energia produzida pelos painéis solares foi capaz de suprir completamente o consumo de eletricidade do aeroporto.

A planta instalada tem uma potência de 12 mW, e fica perto do terminal de cargas.

O desafio

VJ Kurian, diretor do aeroporto, disse que eles começaram a procurar por soluções mais verdes devido às altas contas de energia elétrica do aeroporto. E não é para menos: o Aeroporto Internacional de Cochin é o sétimo aeroporto mais movimentado da Índia, com mais de 1000 voos por semana.

Hoje, a planta solar produz mais energia do que o aeroporto necessita e é capaz de bancar o restante quando o aeroporto precisa da energia da rede estatal em dias chuvosos ou durante a noite.

A instalação dos painéis solares custou aproximadamente 9,5 milhões de dólares e levou seis meses para ser concluída. O aeroporto diz que o investimento será recuperado em seis anos.

Ainda assim, o aeroporto irá inaugurar um novo terminal internacional em janeiro, o que fará com que os painéis solares instalados atualmente não sejam suficientes. Portanto se as autoridades indianas quiserem manter o título de “primeiro aeroporto movido totalmente a energia solar”, novos investimentos terão que ser feitos.

É empolgante ver países emergentes como a Índia apostarem na energia solar, principalmente neste momento tão crucial da história da humanidade em que a busca de soluções sustentáveis se torna praticamente um requisito para o bem-estar das futuras gerações.

Via BBC. Imagens: Cochin International Airport

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Conheça o aeroporto que funciona 100% com energia solar