Conheça o cérebro artificial mais eficiente do mundo O Spaun utiliza Neuromórficos para ficar 9 mil vezes mais rápido

A Inteligência Artificial faz parte do nosso dia a dia. As mais comuns são as respostas da Siri, sistema operacional da Apple, que funciona através da nuvem. A inteligência artificial que começa e termina apenas na máquina, sem nuvem, ainda não é capaz de caber em um celular. Mas com a novidade SPAUN, parece que os cérebros artificiais têm tudo para ficar bem mais rápidos e eficientes, sem precisar de nuvens.

O Dr. Chris Eliasmith é um neurocientista e co-criador da Startup canadense Applied Applied Brain Research, e criou o Spaun.

O modelo foi criado em 2012, e recentemente, foi readaptado e está com velocidade 9.000 vezes maior. Como? Agora ele possui neuromórficos. Assim, usa menos energia que CPUs convencionais. Imagina-se que até 2017, todos os Spauns estejam adaptados com Hardwares Neuromórficos.

O que muda?

As CPUs tradicionais baseiam suas instruções de processo no “tempo de sincronização” – informações transmitidas em intervalos regulares, como se fossem geridas por um metrônomo.

Já os Neuromórficos se comunicam em paralelo. Eles embalam a informação em equivalentes digitais de neurônios,  (e sem a rigidez do tempo de sincronização) usando “picos” – rajadas de corrente elétrica que podem ser enviadas sempre que necessário. Assim como nossos próprios cérebros, os neurônios do chip se comunicam processando fluxos de entrada de eletricidade. Cada neurônio é capaz de determinar a partir do pico de entrada, ou enviar corrente para o próximo neurônio.

Em teste mostrado no vídeo abaixo, o Spaun consegue identificar e reproduzir figuras, além de contar números em progressão e memorizar números.

O Spaun utiliza o sistema Nengo, que é um pacote de software baseado em scripts e gráficos para simular sistemas neurais em grande escala. Para usar o Nengo, os cientistas definem grupos de neurônios em termos do que eles representam, e então formam conexões entre grupos neurais acerca de qual computação deve ser realizada nessas representações. O Nengo foi desenvolvido a partir do Neural Engineering Framework (NEF), e suporta vários tipos de aprendizagem. Veja mais aqui.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.