Conheça o motor a jato construído em uma impressora 3D

Nós já sabemos que o futuro da construção esta na impressão 3D, não sabemos? Pois bem, alguns engenheiros da General Electric recentemente construíram um mini motor a jato em uma impressora 3D que chega a 33000 rotações por minuto!

O pequeno motor, do tamanho de uma mochila foi construído no Centro de Desenvolvimento de Aditivos de Aviação da General Electric focado no desenvolvimento do que eles chamam “manufatura aditiva”, uma técnica de construção que pode montar estruturas complexas em 3D derretendo pó de metal camada sobre camada.

Fonte: GE Reports
Fonte: GE Reports

“Nos gostaríamos de ver se podíamos criar um pequeno motor quase inteiramente feito de peças construídas com a técnica da manufatura aditiva”, disse um dos engenheiros. “Esta foi a parte divertida do projeto”.

Claro que não se trata de um motor complexo presente nos aviões comerciais, mas de um modelo mais simples, baseado nos motores utilizados em aeromodelismo.

A manufatura aditiva utiliza lasers para fundir finas camadas de metal e assentá-las uma sobre a outra, até montar a peça completamente. Assim evita-se o desperdício de material, já que peças pequenas não são cortadas de peças maiores e otimiza-se o tempo de produção, pois peças complexas podem ser construídas em um tempo muito menor.

Confiram o vídeo:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.