Conheça o plano deste jovem de 20 anos para limpar o oceano

Boyan Slat não é um jovem comum. Durante uma viagem à Grécia onde ele viu mais lixo plástico do que vida marinha no oceano, ele decidiu que algo deveria ser feito.

Boyan desenvolveu um sistema passivo capaz de reter o lixo que boia no oceano. O sistema funciona da seguinte maneira: Boyan pretende instalar enormes barreiras flutuante de até 2000 metros de extensão em locais de marés rotativas (chamadas de giros). Dessa forma, o próprio movimento do oceano fará com que o plástico flutue para dentro destas terras. E o melhor: diferentemente das redes, que aprisionam e matam a vida marinha, essas barreiras não causarão impacto à flora e à fauna do ambiente.

Fonte: The Ocean Cleanup.
Fonte: The Ocean Cleanup.

E com certeza ele terá muito trabalho: cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são jogadas nos oceanos a cada ano, causando danos à vida marinha. Pelo menos um milhão de gaivotas e mais de 100 mil mamíferos marinhos morrem todos os anos devido ao plástico jogado nos mares. A sobrevivência de mais de 100 espécies pode ser ameaçada pelos detritos plásticos, além de poder carregar espécies invasoras, ameaçando os ecossistemas nativos.

Este plástico também pode entrar na cadeia alimentar, fazendo com que estes poluentes sejam bioacumulados inclusive pelas espécies consumidas pelos humanos. Estes poluentes causam diversos danos à saúde, tais como câncer, má formação do feto e até prejudicar a capacidade reprodutiva.

 

sis

Para por seu projeto em prática, Boyan arrecadou, através de uma campanha de crowdfunding, US$ 2 milhões no ano passado. Com isso fundou a Ocean Cleanup,uma empresa sem fins lucrativos. E já em 2016, a Ocean Cleanup planeja instalar o primeiro sistema de limpeza oceânica próximo a ilha japonesa Tsushima.

Nada mal para um jovem de 20 anos :). Que seja um sucesso!

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Conheça o plano deste jovem de 20 anos para limpar o oceano