Conheça a tecnologia que transforma pavimentos em painéis solares

Aqui no Engenharia Livre você já conheceu a ciclovia holandesa que gera eletricidade. Mas e aí, você já pensou em uma rodovia inteira que gera energia elétrica? Pois é isso mesmo que a França deseja fazer! Segundo o blog Outra Cidade, os franceses pretendem construir mil quilômetros de pavimentos com painéis solares.

COLAS : Route solaire Wattway - © Joachim Bertrand / COLAS
COLAS : Route solaire Wattway – © Joachim Bertrand / COLAS

Conhecida Wattway, este pavimento, ao contrário do utilizado pela ciclovia holandesa, pode ser colocado diretamente sobre a via, sem a necessidade de reconstruí-la. Cerca de 20 metros quadrados de Wattway são suficientes para suprir eletricidade suficiente para uma casa e uma via de mil quilômetros de extensão pavimentada com Wattway é capaz de gerar eletricidade suficiente para até 5 mil habitantes.

A tecnologia foi desenvolvida pela empresa Colas, em conjunto com o governo francês.

E que tipo de impacto essa tecnologia teria no Brasil?

Segundo o jornal O Globo, 80% das estradas de rodagem do Brasil não são pavimentadas, cerca de 1.359.045 km. Mas vamos fazer os cálculos apenas com as estradas que já estão pavimentadas (aproximadamente 204 mil km). Se pelo menos 10% fossem cobertas com estes painéis solares, geraríamos energia elétrica suficiente para abastecer mais de 10 milhões de pessoas (conforme as informações disponibilizadas pela Colas). Bem interessante, não?

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Conheça a tecnologia que transforma pavimentos em painéis solares