Contour Crafting: a impressão 3D na construção civil

Você que acompanha o Engenharia Livre já percebeu que ficamos muito empolgados com a impressão 3D e que ela vai revolucionar o modo que iremos construir as nossas casas. Então se liga só nesta tecnologia sensacional desenvolvida pelo Dr. Behrokh Khoshnevis, da Universidade do Sul da Califórnia: Contour Crafting.

A tecnologia consiste, basicamente de uma ponte rolante ou um guindaste que lança um concreto especial, que não precisa de molde, e vai construindo a casa ou prédio, camada por camada. Veja o vídeo conceitual abaixo:

 

Segundo Khoshnevis, é possível construir uma casa inteira em apenas um único dia com esta tecnologia, diminuindo drasticamente a necessidade de mão de obra humana e o desperdício de material (que é quase nulo). E o custo ambiental deste método construtivo também é menor: segundo os pesquisadores, a emissão de CO2 chega a ser 75% menor, se comparado com o método construtivo tradicional. Você pode ver o estudo completo do impacto ambiental do Contour Crafting aqui.

E não para por aí: estima-se uma redução de até 60% nos custos da construção. Todas estas vantagens já atraíram até a atenção da NASA, que está trabalhando com o dr. Khoshnevis para utilizar esta tecnologia para construir bases na Lua e em Marte.

Para saber mais sobre o Contour Crafting, acesse o site oficial: http://www.contourcrafting.org.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
2 comentários em Contour Crafting: a impressão 3D na construção civil