Diga adeus aos parafusos! Como metamateriais impressos em 3D estão revolucionam a mecânica dos objetos

Já imaginou uma maçaneta sem parafuso? Com os metameteriais impressos em 3D, isso é possível!

Cientistas do Instituto Hasso Plattner – Potsdam, Alemanha, estão desenvolvendo peças que, sozinhas, fazem a função de todo um sistema mecânico.

As maçanetas sem parafusos e os alicates de uma peça só são feitos a partir de metamateriais impressos em 3D.

Metamateriais são materiais artificiais com capacidades óticas muito diferentes de tudo, modificados de tal modo que adquirem propriedades desejadas que não existem na forma natural. Eles são construídos com subcomponentes menores do que o comprimento de onda do tipo de radiação que irão manipular. Assim, conseguem mover as ondas de maneiras não naturais. Saiba mais aqui.

Como se aplicam? Esses metamateriais estão tornando possível mecanismos de peça única. Os metamateriais são impressos em 3D como uma única parte, mas tem a capacidade de se mover, o que dispensa o uso de parafusos ou porcas. No caso das maçanetas, por exemplo, apenas uma peça faz a função completa de abrir a porta.

Nos metamateriais, o importante é a estrutura interna. Tudo acontece através de um movimento direcional controlado que irá permitir que as funções aconteçam: como um trinco abrir, por exemplo.
Veja o vídeo do trabalho realizado pelo Instituto Hasso Plattner:


Como a mágica acontece? Estes mecanismos consistem de um ramo de células de silício ajustados a diferentes padrões, isso cria diferentes níveis de rigidez, o que permite flexibilidade e movimento.

Entre as vantagens, esses mecanismos como estes poderão reduzir ou até eliminar a necessidade de manutenção de materiais.

A pesquisa completa do Instituto Plattner você encontra aqui.

Mariana Caires

Deixe um comentário em Diga adeus aos parafusos! Como metamateriais impressos em 3D estão revolucionam a mecânica dos objetos