Engenheiro descobre o maior número primo já conhecido: e ele tem 23 milhões de dígitos!

Jonathan Pace, 51, engenheiro elétrico norte-americano teve que executar um software no seu computador durante 14 anos para realizar esta façanha. E finalmente conseguiu! Vindo como um presente de Natal atrasado (a descoberta foi feita em 26 de dezembro), ele descobriu o maior número primo já catalogado por matemáticos: chamado de M77232917, este número tem mais de 23 milhões de dígitos. O M77232917 encontrado por Pace, pertence à uma família especial de números primos, a dos primos de Mersenne, obedecendo a forma 2n – 1.

Pace é um dos voluntários do Great Internet Mersenne Prime Search (GIMPS), que utiliza o programa livre desenvolvido pelos cientistas da computação George Woltman, Scott Kurowski e Aaron Blosser para procurar números primos de Mersenne.

Este é o 50º número primo de Mersenne descoberto desde 1588, obtido com a fórmula 2⁷⁷⋅²³²⋅⁹¹⁷ ⁻ 1 e possuindo 23.249.425 de dígitos – 1 milhão a mais que o seu predecessor, descoberto há dois anos.

Você também pode fazer parte deste projeto e talvez até descobrir um novo número primo de Mersenne. No site do GIMPS você poderá encontrar mais informações.

Para conhecer melhor este e todos os outros números primos de Mersenne já descobertos, acesse o site do GIMPS.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.