
Hoje é o dia de celebrarmos a constante matemática π (e o primeiro dia do nosso blog 😉 ). Conhecido por todos nós, esta constante, conhecida desde a Antiguidade ainda é muita usada por estudantes e profissionais. Mas se a única coisa que você lembra do π são seus três primeiros dígitos, relaxe e continue lendo este artigo.
O que é o π?
O número π é uma constante matemática, definida pela razão de qualquer circunferência de um círculo por seu diâmetro, que é aproximadamente 3,14159.
As propriedades de π
π é um número irracional, ou seja, não pode ser escrito como a razão entre dois números inteiros (apesar da fração ser comumente usada como aproximação de π). Sendo um número irracional, π possui um número infinito de dígitos em sua representação decimal, onde não existe um padrão de repetição destes dígitos. Foi o polímata alemão Johann Heinrich Lambert que desenvolveu a primeira prova conhecida de que π é um número irracional, ainda no século XVIII.
π também é um número transcendental: não é um número algébrico, ou seja, não é raiz de nenhuma equação polinomial a coeficientes racionais.
Usos do π
Por ser uma constante relacionada com o círculo, o número π é encontrado em diversas fórmulas nos campos de geometria e trigonometria, no que concerne a círculos, esferas e elipses. Também é usado em outras ciências como estatística, fractal, termodinâmica, mecânica, cosmologia, teoria dos números e eletromagnetismo.
Geometria e trigonometria
Algumas das fórmulas mais comuns que usam o número π (considere o raio do círculo = r):
Circunferência | |
Área do círculo | |
Volume da esfera | |
Área da esfera |
π também é usado para definir a unidade de medida angular radiano, do Sistema Internacional. Um círculo completo é definido pelo ângulo de radianos, um semicírculo é igual a π radianos e 1º é igual a
radianos.
E mais um vez, feliz dia do π meus queridos leitores! E não se esqueçam de deixar sua opinião nos comentários.