Incidentes vs. acidentes de trabalho qual a diferença?

sign slippery wet caution

Acidentes de trabalho e incidentes de trabalho: dois tipos de ocorrências que podem afetar o trabalhador durante o exercício da sua função. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?

Incidentes de trabalho

Incidentes de trabalho são ocorrências inesperadas que podem acontecer dentro do ambiente de trabalho. São caracterizados por não causarem lesão ou dano ou trabalhador, mas poderiam, potencialmente, causá-los. Por este motivo, incidentes de trabalho são chamado de quase acidentes.

Imagine que uma prateleira se desprendeu da parede e quase caiu na cabeça de um funcionário. Como o trabalhador não foi atingido, dizemos que a ocorrência é um incidente de trabalho, ou quase acidente.

Acidentes de trabalho

Conforme a definição da legislação trabalhista, um acidente de trabalho é uma ocorrência que provoca lesão física ou qualquer tipo de perturbação durante a execução de um serviço, seja ele dentro ou fora da empresa.

Pode-se dizer que o acidente de trabalho é caracterizado pelo dano físico e material, por parte do emprego e/ou da empresa.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou hoje (19) que encontrou o corpo de mais uma vítima do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte.
A tragédia do rompimento da barragem de Brumadinho já é considerada o maior acidente de trabalho do Brasil. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de MG.

Acidente ou incidente, é crucial que as empresas possuam planos de gerenciamento de riscos e profissionais habilitados para implementá-los em todas as suas operações, evitando riscos de perdas humanas e financeiras durantes a execução de suas atividades.

José Carlos Gomes Gabriel

Técnico de segurança do trabalho com 8 anos de experiência na supervisão e aplicação das normas de segurança em grandes construtoras.
Deixe um comentário em Incidentes vs. acidentes de trabalho qual a diferença?