Em breve, a humanidade poderá construir grandes estruturas no espaço do mesmo jeito que aranhas constroem sua teia aqui na Terra.

Uma empresa chamada Tethers Unlimited está desenvolvendo um sistema de construção espacial chamado “SpiderFab”, o qual usa robôs semelhantes a aranhas que podem construir objetos no espaço.
O SpiderFab pode ser utilizado na construção de grandes componentes espaciais, como antenas, painéis solares, treliças e outras estruturas multifuncionais. Com isso, é possível construir estruturas de magnitudes quilométricas utilizando os mesmos veículos espaciais que possuímos hoje, pois se tais estruturas fossem construídas no planeta, exigiriam veículos espaciais gigantescos, tornando a empreitada completamente inviável.
Segundo o presidente e diretor executivo da Tethers Unlimited, Rob Hoyt, SpiderFab reduzirá os custos da construção de dispositivos espaciais: eles poderão ser menos robustos e seu projeto menos complexo, já que não precisarão suportar o rigor do lançamento.
A NASA já injetou dinheiro no projeto, em busca de encorajar o desenvolvimento de tecnologias espaciais que podem revolucionar o estado atual.
Como o SpiderFab funciona
O SpiderFab é um robô com múltiplos braços que construirão elementos estruturais com uma “fieira” de fibra de carbono e outra para juntar estas peças na “teia” em construção.

Atualmente a empresa está implementando o primeiro passo na arquitetura do SpiderFab: uma máquina que usa técnicas de impressão 3D e construção robótica para fabricar treliças longas e de alto desempenho.

A tecnologia está em desenvolvimento e o presidente e diretor executivo da Tethers Unlimited acredita que o SpiderFab poderá construir estruturas gigantes na próxima década.
E você, o que acha disso? Deixe sua opinião nos comentários!
Referências: