Incríveis robôs arancnídeos podem construir estruturas gigantes no espaço

Em breve, a humanidade poderá construir grandes estruturas no espaço do mesmo jeito que aranhas constroem sua teia aqui na Terra.

Créditos: © Tethers Unlimited Inc
Créditos: © Tethers Unlimited Inc

Uma empresa chamada Tethers Unlimited está desenvolvendo um sistema de construção espacial chamado “SpiderFab”, o qual usa robôs semelhantes a aranhas que podem construir objetos no espaço.

O SpiderFab pode ser utilizado na construção de grandes componentes espaciais, como antenas, painéis solares, treliças e outras estruturas multifuncionais. Com isso, é possível construir estruturas de magnitudes quilométricas utilizando os mesmos veículos espaciais que possuímos hoje, pois se tais estruturas fossem construídas no planeta, exigiriam veículos espaciais gigantescos, tornando a empreitada completamente inviável.

Segundo o presidente e diretor executivo da Tethers Unlimited, Rob Hoyt, SpiderFab reduzirá os custos da construção de dispositivos espaciais: eles poderão ser menos robustos e seu projeto menos complexo, já que não precisarão suportar o rigor do lançamento.

A NASA já injetou dinheiro no projeto, em busca de encorajar o desenvolvimento de tecnologias espaciais que podem revolucionar o estado atual.

Como o SpiderFab funciona

O SpiderFab é um robô com múltiplos braços que construirão elementos estruturais com uma “fieira” de fibra de carbono e outra para juntar estas peças na “teia” em construção.

Créditos: © Tethers Unlimited Inc
Créditos: © Tethers Unlimited Inc

Atualmente a empresa está implementando o primeiro passo na arquitetura do SpiderFab: uma máquina que usa técnicas de impressão 3D e construção robótica para fabricar treliças longas e de alto desempenho.

Créditos: © Tethers Unlimited Inc
Créditos: © Tethers Unlimited Inc

A tecnologia está em desenvolvimento e o presidente e diretor executivo da Tethers Unlimited acredita que o SpiderFab poderá construir estruturas gigantes na próxima década.

E você, o que acha disso? Deixe sua opinião nos comentários!

Referências:

Space.com
Tethers Unlimited Inc.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Incríveis robôs arancnídeos podem construir estruturas gigantes no espaço