Livros que todo engenheiro deveria ler: O andar do bêbado

Eu sempre gostei muito de ler. E por isso, estou inaugurando mais uma nova série aqui no Engenharia Livre: Livros que todo engenheiro deveria ler. Nessa série de artigos, você irá encontrar recomendações preciosas de livros que irão lhe ajudar nessa sua caminhada pelo mundo da engenharia, desde a faculdade até o mercado de trabalho. Para iniciar esta série, vou falar de um livro muito legal do físico estadunidense Leonard Mlodinow: O andar do bêbado.

O andar do bêbado, de Leonard Mlodinow.

O andar do bêbado é um daqueles poucos livros capazes de explicar assuntos complexos para o público geral sem ser chato. Para você ter uma ideia, acredito que qualquer pessoa que leia o livro poderá aprender o ‘Triangulo de Pascal’, as ‘Provas de Bernoulli’, o ‘Teorema Áureo’, o ‘Teorema dos pequenos números’, a ‘Distribuição Normal’ e o ‘Teorema do Limite Central’ (prometo fazer um artigo sobre cada um destes temas aqui no blog – me cobrem). Tudo isso com leveza e quase sempre, sem utilizar números e fórmulas. As explicações fluem ao longo dos dez capítulos do livro, e passam por temas como história, ciência, matemática, estatística e… esportes!

O autor argumento, logo no começo do livro, como a probabilidade de um filme se tornar sucesso de bilheteria no cinema e ganhar milhões, de maneira completamente aleatória, não é nada desprezível. Além disso, passa por problemas famosos, como o problema do aniversário (que se trata da probabilidade de que, em um conjunto de pessoas escolhidas aleatoriamente, um par delas faça aniversário no mesmo dia. Surpreendentemente, atinge-se uma probabilidade de 99,9% de se encontrar tal par de indivíduos em um grupo de apenas 70 pessoas) e o problema de Monty Hall (que será explicado em um artigo futuro).

Leonard demonstra, através do seu livro, a dificuldade que temos de entender o papel da aleatoriedade no nosso dia a dia e como, muitas vezes, compreendemos um evento aleatório de uma maneira completamente errada.

A grande lição do livro é que no meio de toda a aleatoriedade dos acontecimentos que vivenciamos diariamente, o diferencial para o sucesso ou o fracasso pode não ser apenas um talento especial do indivíduo, mas sim, a sua persistência.

Para comprar este livro com desconto e ainda ajudar o blog, utilize nosso link afiliado da Amazon: https://amzn.to/2OVOpRO

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.