LucidPipe: energia elétrica em tubulações

Nos tempos de hoje, vários estudos estão sendo feitos em prol da geração limpa, barata e sustentável de energia elétrica. Pensando nisso, uma empresa estadunidense chamada LucidEnergy resolveu investir na exploração do potencial hidráulico existente nas tubulações que levam água para nossas casas: o sistema de energia LucidPipe.

lucidpipe
LucidPipe instalado em uma tubulação (fonte: divulgação).

De acordo com a Lucid Energy, empresa que desenvolveu o LucidPipe, as turbinas instalados nas tubulações não afetam de forma significativa o fluxo de água, ou seja, não causa danos à rede de distribuição. Como a turbina é instalada em um ambiente controlado, basta existir água fluindo pelos canos para que o sistema funciona.

Instalado em Portland, nos Estados Unidos, inicialmente o sistema gerará em média 1100 MWh (megawatt-hora) por ano, energia suficiente para abastecer 150 casas. A energia então é utilizada pelo Portland Water Bureau, a companhia de tratamento de água da cidade, com a finalidade de tratar a água. Estima-se que o sistema irá produzir dois milhões de dólares de eletricidade nas próximas duas décadas.

Segundo Gregg Samler, presidente e diretor executivo da Lucid Energy, é difícil encontrar uma nova fonte de energia que não cause danos ao meio ambiente e que esteja dentro de um cano, de modo que nenhuma espécie possa ser ameaçada. A empresa visa expandir o uso do LucidPipe para outras cidades e até mesmo outros países.

O LucidPipe parece ser um sistema alternativo para produzir energia elétrica em grandes cidades. O que você acha? Este sistema daria certo aqui no Brasil?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.