Medidas de segurança contra incêndio

fire portrait helmet firefighter

Ao longo da história, a ocorrência de incêndios de grandes proporções sempre causaram grandes tragédias. Casos emblemáticos, como o incêndio do edifício Joelma, provocaram diversas discussões para a implementação de regras que garantam a segurança dos ocupantes do prédio em caso de incêndio. Neste artigo, vamos conhecer algumas dessas medidas.

accident action adult blaze
Photo by Pixabay on Pexels.com

Edifícios residenciais e comerciais precisam de um plano prevenção e combate à incêndio elaborado por um engenheiro ou técnico de segurança, a depender do tipo plano ou projeto, adequado ao escopo de trabalho de cada profissional. No mínimo, estes locais devem possuir:

  • Proteção contra incêndio;
  • Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
  • Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
  • Pessoas adestradas no uso correto desses equipamentos.

No ambiente de trabalho, a Norma Regulamentadora 23 (NR 23) disciplina as regras de proteção contra incêndio, complementando as diretrizes de segurança e saúde no trabalho previstas no artigo 200 da CLT.

Tipos de medidas de segurança

Podemos dividir as medidas de segurança contra incêndio em duas categorias:

  • Prevenção: medidas associadas a evitar o início de uma ocorrência de incêndio;
  • Proteção: medidas associadas à preservação de vidas humanas e de bens materiais de um incêndio já iniciado. O objetivo destas medidas é extinguir o incêndio em seu estágio inicial; limitar a propagação do fogo (inclusive entre edifícios); evacuação segura; rapidez, eficiência e segurança das operações de combate e resgate.

Ainda podemos dividias as medidas de proteção contra incêndio em passivas e ativas. As medidas passivas incluem e elaboração de um projeto executivo que esteja de acordo com a normas vigentes da ABNT e do Corpo de Bombeiros, e, as medidas ativas incluem equipamentos e sistemas que precisam ser acionadas para combater o incêndio.

Conhecer e implementar as normas de combate de incêndio é uma requisição obrigatória para se elaborar e conceber projetos de edificações residenciais e comercias. Sempre consulte um profissional habilitado para atender às suas necessidades e elaborar um projeto adequado de segurança contra incêndio.

José Carlos Gomes Gabriel

Técnico de segurança do trabalho com 8 anos de experiência na supervisão e aplicação das normas de segurança em grandes construtoras.
Deixe um comentário em Medidas de segurança contra incêndio