Micro-ônibus sem motorista são testados na Europa

Carros sem motorista não são novidade, inclusive aqui no Brasil. Ainda que esta tecnologia esteja muito avançada, será difícil desvencilhar das pessoas o conceito de sucesso que se atribui aos donos de veículos.

Pessoas bem sucedidas enfrentando as agruras de ter um veículo próprio na cidade.
Pessoas bem sucedidas enfrentando as agruras de ter um veículo próprio na cidade.

Mas existe uma luz no fim do túnel: CityMobil2 é um projeto europeu que visa demonstrar a viabilidade do uso de veículos sem motorista no transporte público. Adriano Alessandrini, coordenador do projeto e seus colegas da Universidade de Roma trabalham para trazer esta tecnologia para as ruas.

O projeto quer trazer micro-ônibus autônomos para a rede de transporte público das cidades europeias, em complementação ao transporte coletivo já efetuado por ônibus e trens.

O primeiros veículos de testes foram criados pelas empresas Ligier e Robosoft.
O primeiros veículos de testes foram criados pelas empresas Ligier e Robosoft.

“Sistemas como este poderão oferecer transporte sob demanda para áreas onde não há público suficiente para os sistemas de transporte convencionais”, disse Alessandrini.

O projeto, que começou em 2012, terá uma duração de 4 anos, e envolve 45 parceiros, entre eles indústrias, governos e instituições de pesquisa, os quais financiam os testes nas cidades da Europa.

“Como as cidades estão relutantes em investir nesses sistemas caros e ainda não testados, nós decidimos nós mesmos desenvolver a tecnologia, a metodologia e realizar as demonstrações,” disse Alessandrini.

Protótipo desenvolvido pela empresa Robosoft.
Protótipo desenvolvido pela empresa Robosoft.

Ao final do projeto, o CityMobil2 terá desenvolvido uma metodologia para implantação de sistemas de transporte autônomo na rede de transporte, um melhor entendimento da interação entre veículos autônomos e veículos tradicionais, base legal para certificação de veículos e sistemas de transporte autônomos na Europa e especificações técnicas de projeto, incluindo sua arquitetura de comunicação. Cinco cidades da Europa testarão estes micro-ônibus autônomos por um período de seis meses, onde todas as informações serão coletadas e estudadas. Com certeza será um grande avanço no transporte público. Será que algum dia veremos esta tecnologia no Brasil?

Site oficial: http://www.citymobil2.eu/en/

Com informações de Inovação Tecnológica

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Micro-ônibus sem motorista são testados na Europa