A NASA acaba de lançar o Programa de Transferência de Tecnologia para fazer com que as startups utilizem suas tecnologias patenteadas em produtos que possam entrar no mercado. O programa tem como objetivo cortar os gastos iniciais que as startups teriam com o licenciamentos destas patentes enquanto elas ainda estão levantando capital.
Claro que quando algum produto que utilizar estas patentes entrar no mercado, a NASA receberá royalties sobre a venda, mas é uma grande oportunidade para que as empresas possam desenvolver produtos e tecnologias inovadoras a partir das pesquisas e patentes disponibilizadas pela Agência Espacial Americana.
As empresas podem escolher entre 1200 patentes divididas nas seguintes categorias:
- Aeronáutica;
- Comunicações;
- Elétrica/Eletrônica;
- Geração e armazenamento de energia;
- Indústria;
- Instrumentação;
- Materiais e revestimentos;
- Meio ambiente;
- Ótica;
- Propulsão;
- Robótica, automação e controle;
- Saúde, medicina e biotecnologia;
- Sensores;
- Sistemas mecânicos e fluidos;
- TI e software.
Múltiplas empresas podem solicitar acesso à mesmas patente, mas a NASA está aberta à negociações para liberar acesso exclusivo. Você pode achar patente para tratamento de água, teste automatizado de acuidade visual e um um sistema portátil que não precisa de eletricidade para melhorar sinais wireless. Tem muito mais coisa. Acesse http://technology.nasa.gov/startup e veja quais são as outras patentes.