Neste dia do mol, conheça Amadeo Avogadro

Celebrado no dia 23 de outubro das 6:02 h às 18:02, o dia do mol comemora a constante de Avogadro (6,02 x 1023). Se você ainda está confuso, veja como os americanos escrevem datas: 6:02 10/23. Entendeu o motivo da comemoração?

Se você nem lembra mais o que é mol, aí vai uma explicação:

O mol é uma unidade de medida para uma determinada quantidade de substância. O Gabinete Internacional de Pesos e Medidas o define mol como “a quantidade de substância de um sistema que contenha tantas entidades elementares quanto a quantidade de átomos existente em 0,012 kg de carbono 12”. O símbolo do mol é simplesmente “mol“. Quando se usa esta unidade de medida, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo ser átomos, moléculas, íons, elétrons e outras partículas, ou ainda, grupos específicos destas partículas.

Carbono 12 (12C) é o isótopo – isótopos são variantes de um elemento químico em particular que difere apenas no número de nêutrons, pois todos o isótopos de um determinado elemento possui o mesmo número de prótons e elétrons em cada átomo – do elemento carbono, o qual possui 6 prótons, 6 nêutrons e 6 elétrons. É o isótopo de carbono mais comum na natureza, ocorrendo em uma porcentagem relativa de 98,94%.

Agora, voltando à constante de Avogadro: 1 mol contém o número de Avogadro (6,02 x 1023) de entidades elementares. Olhe a tabela periódica abaixo. Veja, por exemplo, o carbono. O carbono tem uma massa atômica de 12,0107, vamos arredondar e dizer que a massa atômica do carbono é 12, ou seja, estamos falando de um isótopo carbono 12. Usamos o mol como fator de conversão de u.m.a. (unidade de massa atômica, também representado por u ou Da – Dalton) para gramas. Assim, 1 mol de u.m.a. tem uma massa de 1 grama. A unidade de massa atômica do carbono 12 é igual a 12 (óbvio), portanto 1 mol de 12 u.m.a. tem uma massa de 12 gramas.

tabela-periodica-completa
Tabela periódica. Clique para ampliar.

Da mesma forma, veja o hidrogênio. O hidrogênio tem uma massa atômica de 1,00794, vamos arredondar e dizer que é 1. Então, 1 mol de 1 u.m.a. é igual a 1 grama.

Quem foi Amadeo Avogadro?

Avogadro_AmedeoNascido em 1776, este cientista italiano é conhecido por suas contribuições à teoria molecular, incluindo a famosa lei de Avogadro: o conjunto de leis matemáticas que tratam da quantidade de matéria em gases a diferentes temperaturas.

Desde pequeno Avogadro tinha interesse em ciência e admirava os trabalhos de Galileu e Newton. Se formou em Direito, mas em pouco tempo passou a se dedicar aos estudos de Física e Matemática, tornado-se professor. Em 1811 publica o ensaio que contém a hoje conhecida Lei de Avogadro ou Hipótese de Avogadro. Também foi em 1811 que propôs que o volume de um gás (a uma determinada pressão e temperatura) é proporcional ao número de átomos ou moléculas, não importando a natureza do gás. Ainda publicou artigos sobre estatística, meteorologia e pesos e medidas.

Em 1909, o físico francês Jean Perrin sugeriu nomear a constante em honra à Avogadro.


Com informações de Bureau International des Poids et Mesures, How big is a mole? (vídeo, em inglês), Mole Day, The mole and Avogadro’s number e Avogadro constant.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Neste dia do mol, conheça Amadeo Avogadro