Novo processador ótico acelera a corrida pelo computador quântico

A próxima revolução no mundo da computação acontecerá com a chegada do computador quântico. Computadores quânticos serão capazes de executar operações que são impossíveis para os supercomputadores atuais. E com a nova invenção de pesquisadores da Universidade de Bristol (Reino Unido) e da empresa de telecomunicações japonesa Nippon Telegraph and Telephone (NTT), estamos cada vez mais perto de realizarmos esta grande façanha.

Fonte: Universidade de Bristol
Fonte: Universidade de Bristol

A equipe de pesquisadores demonstrou as capacidades únicas do novo processador ótico reprogramando-o para fazer vários experimentos diferentes, os quais antes levariam muitos meses para serem executados.

Eles criaram um processador ótico que pode processar fótons de infinitas maneiras. O processador, completamente programável, acelera a concepção e implementação de experimentos no universo quântico: “Ao escrevermos o código para cada circuito, leva segundos para reprogramar o chip e milissegundos para o chip mudar para o novo experimento. Nós executamos uma ano inteiro de experimentos em questão de horas. O que mais nos empolga aqui é usar estes processadores para descobrir uma nova ciência que ainda nem imaginamos”, disse o estudante de doutorado Jacques Carolan.

O professor Jeremy O’Brien, diretor do Centro de Fotônica Quântica da Universidade de Bristol explica: “ao longo da última década, nós estabelecemos um ecossistema para a tecnologia de fotônica quântica, permitindo que as melhores mentes na ciência quântica se conectem com a pesquisa e a engenharia da indústria de telecomunicações. É um modelo que precisamos encorajar se desejamos realizar nossa visão para um computador quântico”.

E você pode ter acesso à este incrível processador agora! Se você tem interesse em Física Quântica, a Universidade de Bristol tem um serviço online pioneiro chamado Quantum in the Cloud. Com ele você pode acessar o processador quântico e realizar seus próprios experimentos.

Publicação: ‘Universal Linear Optics’, por J. Carolan et al em Science.

Com informações da Universidade de Bristol.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Novo processador ótico acelera a corrida pelo computador quântico