É sempre bom andar em ruas, avenidas e rodovias bem pavimentadas. Mas você sabe qual o tipo pavimentação utilizado na sua rua?
Pavimento flexível
Pode-se definir o pavimento flexível como uma estrutura com múltiplas camadas, a qual irá resistir e distribuir os esforços solicitantes da faixa de rolamento (a camada que efetivamente tem contato com os veículos e pedestres que utilizam a via) para o solo, além de impermeabilizar a seção da via, evitando a erosão causada pelo tráfego e pelas intempéries no solo. Em um pavimento flexível, os esforços são distribuídos em parcelas equivalentes através das camadas, que trabalham em conjunto. O material mais comum para este tipo de pavimentação é o asfalto.

Pavimento rígido
Os pavimentos rígidos trabalham de uma maneira diferente dos flexíveis, distribuindo os esforços solicitantes do tráfego por uma área maior (ao invés de concentrá-los no ponto de aplicação, como nos flexíveis). Dessa maneira, tem uma durabilidade muito maior em comparação com os pavimentos flexíveis (30 anos contra 10 anos, respectivamente), compensando o maior custo do concreto utilizado, em comparação com o asfalto.

Se você leu até aqui e quer saber mais sobre o assunto, inscreva-se no Congresso Nacional de Projetos Residenciais de Engenharia, clicando na imagem abaixo. Todas as palestras são gratuitas, mas se quiser guardar os vídeos para ver quando quiser e participar dos sorteios, utiliza o cupom ENGENHARIALIVRE10 para ter 10% de desconto no plano ouro.
