As grandes capitais do mundo cresceram ao redor de rios. Séculos atrás, navegar era um dos principais meios de transportes nas cidades, e o projeto RiverRide promete trazer de volta a conexão dos cidadãos de Chicago com seus rios. Mas ao invés de navegar, o transporte será por bicicletas. Mas como vão pedalar sobre as águas?
A ideia é construir uma ciclovia que boie sobre todo o percurso do Chicago River’s North, conectando 28 bairros. A estrutura será restrita a bicicletas, sem trânsito de veículos ou pedestres, o que a torna mais segura. O projeto é parecido ao “The Tames Deckway”, de Londres.
O projeto foi pensado como uma maneira de reduzir o número de acidentes, que tem aumentado na cidade. Em 2014, foram notificadas 1.500 acidentes, e a fatalidade aumentou em 130%. O empreendedor e desenvolvedor do projeto, James Chuck, acredita que essa é uma chance de reconectar os moradores com o rio, além de gerar serviços e impulsionar o turismo.
Como será construída?
A estrutura flutuante será à base de concreto reforçado com aço desenvolvido pela empresa Marinetek. Seu design lembra o da famosa ponte de Chicago. As segmentações da ciclovia serão produzidas no Porto de Chicago, e os acessos à ciclovia serão por meio de rampas. A energia será captada por painéis solares, e o projeto conta com um mecanismo de prevenção à formação de gelo e neve.
Veja mais em: https://chicagoriverride.wordpress.com/