Pedalar sobre as águas? Projeto RiverRide planeja construção de ciclovia que boia no rio de Chicago

As grandes capitais do mundo cresceram ao redor de rios. Séculos atrás, navegar era um dos principais meios de transportes nas cidades, e o projeto RiverRide promete trazer de volta a conexão dos cidadãos de Chicago com seus rios. Mas ao invés de navegar, o transporte será por bicicletas. Mas como vão pedalar sobre as águas?

A ideia é construir uma ciclovia que boie sobre todo o percurso do Chicago River’s North, conectando 28 bairros. A estrutura será restrita a bicicletas, sem trânsito de veículos ou pedestres, o que a torna mais segura. O projeto é parecido ao “The Tames Deckway”, de Londres.

O projeto foi pensado como uma maneira de reduzir o número de acidentes, que tem aumentado na cidade. Em 2014, foram notificadas 1.500 acidentes, e a fatalidade aumentou em 130%. O empreendedor e desenvolvedor do projeto, James Chuck, acredita que essa é uma chance de reconectar os moradores com o rio, além de gerar serviços e impulsionar o turismo.

Como será construída?
A estrutura flutuante será à base de concreto reforçado com aço desenvolvido pela empresa Marinetek. Seu design lembra o da famosa ponte de Chicago. As segmentações da ciclovia serão produzidas no Porto de Chicago, e os acessos à ciclovia serão por meio de rampas. A energia será captada por painéis solares, e o projeto conta com um mecanismo de prevenção à formação de gelo e neve.

Veja mais em: https://chicagoriverride.wordpress.com/

Deixe uma resposta