Pirataria aumenta difusão do conhecimento e alfabetização

Novo estudo sugere que a pirataria tem efeitos positivos na difusão do conhecimento e índices de alfabetização de 11 nações africanas.

Em evidência nos últimos tempos (e principalmente hoje, com a estreia da nova temporada de Game of Thrones), a pirataria sempre foi alvo de discórdia e perseguição por parte dos grandes estúdios e fabricantes de software. Porém um novo levantamento feito pelo Instituto Africano de Governança mostra que a pirataria não só colaborou com a difusão do conhecimento como aumentou as taxas de alfabetização nos países pesquisados. Os dados foram colhidos de 11 nações africanas, entre os anos 2000 e 2010.

Maior site de torrents do mundo, o Pirate Bay é referência quando a questão é pirataria.
Maior site de torrents do mundo, o Pirate Bay é referência quando a questão é pirataria.

Os autores da pesquisa sugerem que países que adotam leis rígidas de proteção a direitos autorais correm um grande risco de frear o fluxo de material didático e cultural, agravando ainda mais o problema dos baixos índices de alfabetização.

Um outro estudo foi publicado em agosto do ano passado, o qual já revelava que a pirataria tem um efeito positivo sobre a economia de conhecimento na África, caracterizada principalmente na distribuição ilegal de publicações científicas.

O TorrentFreak publicou um relato de um funcionário das Nações Unidas do Quênia, mostrando sua preocupação com o fechamento do portal de e-books Library.nu, a qual reproduzimos em tradução livre:

“Estou muito preocupado com a recente liminar contra o library.nu. O site foi particularmente útil para pessoas como eu que trabalham em Nairóbi, uma cidade que não tem mais do que quatro livrarias com nada além de best-sellers”

Juntos, os dois estudos mostram que a pirataria pode ter um efeito positivo em nações em desenvolvimento (não só para distribuir filmes e seriados), e pode ajudar os países a olhar a pirataria de um outro ponto de vista.

E você, acredita que a pirataria pode ser benéfica para a sociedade? Deixe sua opinião nos comentários!

 

Referências:

Info

TorrentFreak

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Pirataria aumenta difusão do conhecimento e alfabetização