Uma equipe de engenheiros da Universidade de Hiroshima liderados pelo Dr. Ichiro Ario, professor assistente do Instituto de Engenharia da Universidade de Hiroshima, testaram com sucesso uma nova ponte dobrável inspirada no origami que pode ser instalada em zonas atingidas por desastres naturais.

Durante o teste, a ponte foi instalada sobre o rio Hongo, na cidade de Fukuyama, no Japão, rapidamente por poucas pessoas, sem a utilização de nenhum tipo de fundação e um veículo pode trafegar sobre ela com total segurança. A tecnologia consiste em barras ligadas umas às outras como tesouras. Essa configuração de montagem permite que a ponte possa ser “dobrada” e transportada em um caminhão, garantindo à ponte sua principal vantagem que é a velocidade e a agilidade de instalação. Segundo os pesquisadores, a ponte pode ser liberada para uso em até uma hora após o início da instalação.

Desse modo, essa tecnologia permite que, em caso de catástrofes naturais como terremotos, tsunamis e inundações, os serviços de emergência possam agir rapidamente e acessar locais isolados ou cuja infraestrutura de transporte foi danificada.
Outra aplicação para a ponte seria para uso temporário durante o reparo de pontes já existentes, o que impediria o fechamento do tráfego na região, evitando transtornos para a população.
O Dr. Ichiro Ario planeja tornar a Mobile Bridge 4.0 mais resistente, comprida, leve, compacta, além de tornar sua instalação mais rápida. Com certeza será uma tecnologia muito bem-vinda para ajudar a população em momentos de crise.
Fonte: Universidade de Hiroshima