Porque injetar hidrogênio em gasodutos? Cientistas californianos estudam como essa técnica pode estabilizar a geração de energia renovável

Injetar hidrogênio em gasodutos é uma das soluções para a geração de energia sustentável? É o que diz o projeto de uma equipe da Universidade da Califórnia (UCI).
A ideia é estabilizar a oferta e a procura da geração de energia renovável. Um problema, por exemplo, é preencher a lacuna da energia solar quando está chovendo. Para isso, a aposta está nas formas de armazenamento.
Como funciona? Utiliza-se a energia gerada pelo vento ou sol para o processo de eletrólise, para então separar a água em oxigênio e hidrogênio. O hidrogênio é armazenado,  comprimido e injetado em gasodutos de gás natural e queimado pra gerar calor ou eletricidade. Assim, o hidrogênio se torna um meio eficiente de armazenar o excesso de eletricidade gerada por fontes renováveis.

O sistema vem apresentando vantagens e desvantagens. Um dos pontos negativos é que vão levar muitos anos para saber se o sistema é seguro o bastante para ser aplicado.

Conheça o projeto aqui: https://news.uci.edu/faculty/in-a-national-first-uci-injects-renewable-hydrogen-into-campus-power-supply/

 

Deixe uma resposta