Projeto estrutural: qual sua importância na engenharia?

Ponte Helix, em Singapura. Foto por Steve Collis

Com certeza você já deparou, na sua cidade, com construções mal feitas devido à ausência de um projeto de engenharia. Infelizmente, grande parte das construções no Brasil ainda são feitas sem acompanhamento técnico, pondo em risco a segurança e o patrimônio das pessoas que utilizam o espaço construído.

Ponte High Trestle Trail, EUA. Foto por Tony Webster.

A Engenharia Estrutural é uma das disciplinas mais fundamentais da Engenharia Civil, pois ela é que lida diretamente com a integridade estrutural e equilíbrio estático da construção, projetando estruturas capazes de suportar seu próprio peso e os carregamentos para o qual ela deve ser solicitado, de acordo com o uso definido.

É com a engenharia estrutural que se determina o material e a geometria dos elementos estruturais necessária para que um arranha-céu possa suportar um terremoto, um armazém suportar uma ventania, um ponte suportar o tráfego, etc. É aonde se equilibra a arquitetura, função prática e os limites orçamentários do empreendimento para a realização do projeto.

Se você leu até aqui e quer saber mais sobre o assunto, inscreva-se no Congresso Nacional de Projetos Residenciais de Engenharia, clicando na imagem abaixo. Todas as palestras são gratuitas, mas se quiser guardar os vídeos para ver quando quiser e participar dos sorteios, utiliza o cupom ENGENHARIALIVRE10 para ter 10% de desconto no plano ouro.

Não perca a palestra online "Erros em projeto estrutural: ameaças reais e aprendizados que não estão nos livros"

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Projeto estrutural: qual sua importância na engenharia?