Quanto custa um acidente de trabalho?

Todos os dias, milhares de trabalhadores e empresas são impactados com acidentes de trabalho. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 7.500 pessoas morrem diariamente exercendo suas ocupações. Desse número, 6.500 trabalhadores perderam suas vidas devido à doenças relacionadas ao trabalho e 1.000 por conta de acidentes ocupacionais.

Os custos de um acidente de trabalho

Pode-se dividir os custos de um acidente de trabalho em dois tipos: os custos diretos e os custos indiretos.

No Brasil, todas as empresas são obrigadas a manter seus empregados segurados contra acidentes de trabalho através do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Este é o chamado custo direto do acidente de trabalho (também denominado custo segurado dos acidentes de trabalho). Nesta modalidade, também são incluídos outros tipos de seguro que a empresa possa vir a ter, como:

  • Despesas de saúde (médicos, clínicas, hospitais e medicamentos necessários para a recuperação do acidentado);
  • Salários e indenizações;
  • Traslado (todo tipo de movimentação) do acidentado.

Já o custo indireto (também chamado de custo não segurado dos acidentes de trabalho) envolvem todas as despesas que a empresa precisa arcar para retomar a produção exercida pelo acidentado:

  • Reparo de danos;
  • Melhoria e adaptação do ambiente de trabalho;
  • Contratação de mão de obra substitutiva;
  • Lucro cessante (prejuízo causado pelas horas improdutivas).

É importante ter em mente que os danos provocados por um acidente de trabalho vão além das questões econômicas, pois é o funcionário que mais sofre com essa situação. É de responsabilidade do empregador prover um ambiente de trabalho seguro e o treinamento adequado para o serviço, e é de responsabilidade do empregado exercer suas funções com responsabilidade e respeito às normas de segurança.

Por conta de todas estes fatores, é crucial que as empresas desenvolvam processos de treinamento e capacitação de suas equipes de maneira adequada e constante, contando todo o planejamento necessário para evitar acidentes no ambiente de trabalho.

José Carlos Gomes Gabriel

Técnico de segurança do trabalho com 8 anos de experiência na supervisão e aplicação das normas de segurança em grandes construtoras.
Deixe um comentário em Quanto custa um acidente de trabalho?