Resíduos para diminuir poluição Para diminuir emissões de carbono, cientistas estudam a reutilização de resíduos de pó de mármore.

Um estudo  está trazendo novidades nas técnicas de captura de carbono, tão necessária para empresas do mundo inteiro. A novidade da vez é que a solução pode vir da reutilização de um material conhecido: os resíduos de pó de mármore.

Os resultados foram publicados na American Chemical Society: “Waste Marble Powders as Promising Inexpensive Natural CaO-Based Sorbents for Post-Combustion CO2 Capture”.

marmore

Uma das tecnologias mais promissoras para reduzir as emissões de CO2 é realizar o “cálcio looping”. O processo utiliza solventes à base de óxido de cálcio para “misturar” o CO2 dos gases de combustão. Como os solventes usuais são caros ou perdem os efeitos após muitos ciclos, os cientistas buscam maneiras mais rentáveis. A Ideia do estudo é, então, utilizar o pó de mármore a favor dessa indústria e da sustentabilidade.

Os resultados são que o pó de mármore tem 90 % de conversão de carbonatação, altos, se comparados aos 78% dos solventes usuais. Após 10 ciclos de reutilização, o pó de mármore ainda se mostra melhor, tendo caído de 36 a 44%, enquanto os usuais diminuíram 50%.

Mariana Caires

Deixe um comentário em Resíduos para diminuir poluição Para diminuir emissões de carbono, cientistas estudam a reutilização de resíduos de pó de mármore.