Se a chuva não vai a Maomé, Maomé constrói montanha e faz chover Emirados Árabes avaliam construir montanhas para ocasionar chuvas orográficas na região

(AP Photo/Kamran Jebreili)

Certamente você já ouviu dizer que “se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé“. Nos Emirados Árabes Unidos, o ditado está perto de ser um pouco diferente desde que surgiu a ideia de construir uma cadeia de montanhas para ocasionar chuvas “naturais”.

Até hoje, os Emirados Árabes dependem da captação de água do subsolo, e as fontes do lençol freático devem esgotar em 50 anos. Tendo em vista uma possível crise de abastecimento, o governo dos EAU encomentou uma pesquisa do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos Estados Unidos, (NCAR) sobre a possibilidade da construção de uma montanha que ocasione chuvas orográficas. A ideia é construir um efeito ‘natural’ que barre as massas de ar de forma que chova, assim como acontece nas serras e grandes montanhas.

Os primeiros resultados devem ser divulgados já no mês de julho, “estamos procurando basicamente avaliar os efeitos no clima para cada tipo de montanha, sobre quão alta ela sebe ser e quantas inclinações ela deve ter”, conta o pesquisador Roelof Bruintjes, ao Arabian Business (tradução livre).

Na natureza original, a massa de ar passa do Golfo Pérsico por toda a Península Arábica sem nenhuma barreira que faça chover.

Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Ainda não se sabe a localização específica para as novas montanhas, isso também será fruto do estudo. A previsão é que o estudo custe 400 milhões de dólares, mas se funcionar, pode reparar um problema por qual grande parte do mundo vai passar quando a água das reservas subterrâneas se esgotarem. Essa é a forma que o país mais rico do oriente médio está buscando.

Seguiremos acompanhando os resultados dos estudos nos próximos meses. Pois no ditado do século XXI, se Maomé não tem montanha pra ir, os engenheiros dão um jeitinho.

Mariana Caires

Deixe um comentário em Se a chuva não vai a Maomé, Maomé constrói montanha e faz chover Emirados Árabes avaliam construir montanhas para ocasionar chuvas orográficas na região