Seria um sonho? Esse dispositivo despolui o ar e gera combustível O estudo de pesquisadores belgas pode ser uma solução para a crise ambiental

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Antuérpia e KU Leuven criou dispositivo que ao mesmo tempo despolui o ar e produz gás hidrogênio que pode ser usado como combustível.

O dispositivo funciona através da hidrólise, processo comum para a criação de hidrogênio. A diferença é que descobriram que se inserissem gás poluído, o processo também funcionava, tornando o dispositivo ainda mais eficaz.

A peça tem dois lados com o objetivo de maximizar a eficiência de seus nano-materiais. Por um lado, o nano-material, dióxido de titânio, separa uma grande variedade de poluentes orgânicos usando nada além do poder do sol. Por outro lado, a energia gerada a partir desta reação é usada para produzir gás hidrogênio.

Por enquanto, os estudos estão em fases de testes e a peça tem um tamanho reduzido. No futuro próximo, esta tecnologia poderia ser usada em uma escala industrial para remover poluentes do ar antes que possam danificar nossos pulmões. O gás de hidrogênio extra é apenas um bônus.

Veja mais sobre o dispositivo aqui.

Deixe uma resposta