Telhado três vezes sustentável: Faça sol, chuva ou brisa Engenheiros da Malásia e China desenvolvem telhado capaz de captar energia do sol, do vento e reutilizar a água da chuva

A água, o sol e o vento já são alternativas sustentáveis de captar energia há um tempo, e se depender do trabalho destes cientistas, poderemos ter os três sistemas unidos no mesmo telhado.

Com o formato em V invertido, o telhado utiliza cada umas dessas tecnologias em formas diferentes. Os painéis solares ficam na parte superior. As turbinas eólicas têm eixo de rotação paralelo à cumeeira do telhado, e são dispostas de maneira vertical, ligadas a geradores elétricos no telhado que vão armazenar a energia em baterias.

A captação de água é feita pela estrutura em formato de V, que acabam em tanques. A água servirá então para limpar os painéis solares fotovoltaicos e resfriá-los, e pode ser utilizada pelos moradores também para tarefas como a jardinagem, ou lavagem de carros. Confira!

1-s2-0-s0378778816305539-fx1 hybrid_power_system

O relatório da pesquisa, disponível aqui foi divulgado em junho de 2016, realizado por Cientistas das Universidades de Malaya (Kuala Lampur, Malásia), Universidade de Qinzhou (China), Universidade de Tunku Abdul Rahman (Kajang, Malásia).

Os estudos demonstram que o telhado tem habilidade para gerar 21205 kWh/ano, o que reduziria em 17750 kg as emissões de CO2 de uma casa usual.

Financeiramente, o retorno também é bom. Em 20 anos, os 51.900 dólares gastos com a estrutura retornariam 123.500 dólares para os moradores.

Saiu primeiro em: http://trendintech.com/2016/09/20/a-new-v-shape-roof-can-collect-solar-power-wind-power-and-rain-water/

Deixe uma resposta