Usando modelos em Lego para planejamento urbano

Fonte: Divulgação/MIT

O MIT desenvolveu um sistema de realidade aumentada que utiliza peças de Lego para que os usuários possam fazer decisões urbanísticas e ver os resultados de suas decisões em tempo real. O sistema analisa o impacto das decisões na cidade e na vida de seus moradores, dando informações importantes para o planejamento urbano da cidade.

Foto: MIT/Divulgação
Foto: MIT/Divulgação

Chamado de CityScope, o sistema utiliza o que o MIT chama de Augmented Reality Decision Support Systems (ARDSS, ou Sistemas de Aumento da Realidade para Suporte de Decisões). Diversas tecnologias de análise de dados são utilizadas gerar informações sobre cada decisão feita pelo usuário na cidade feita de Lego.

Em um dos sistemas utilizados, chamado Scout, o usuário pode definir parâmetros como adensamento, distribuição de moradias e empregos, transporte público disponível e área para pedestres. A partir destas informações o computador pode calcular as características de mobilidade da área, inclusive quantas viagens serão necessárias para cada ponto definido, com cada meio de transporte disponível (inclusive a pé).

O CityScope foi apresentado recentemente em Riad, uma cidade com 5,7 milhões de habitantes da Arábia Saudita. Durante o congresso de urbanismo onde o CityScope foi apresentado, o MIT organizou uma competição para mostrar o potencial desta tecnologia: quatro grupos de arquitetos teriam apenas uma hora para montar uma proposta de desenvolvimento para um bairro próximo ao centro da cidade. O sistema escolheu o vencedor o projeto que apresentou os melhores índices de capacidade de deslocamento do pedestre, desempenho energético dos edifícios e acesso à luz natural.

Esta tecnologia já está sendo utilizada na vida real: o MIT criou um espaço onde o pública pode interagir e opinar sobre uma projeto urbanístico da Praça Dudley, em Boston.

E você, o que acha desta nova tecnologia? Deixe sua opinião nos comentários!


Com informações de MIT e Outra Cidade.

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Usando modelos em Lego para planejamento urbano