O telescópio Kepler é especializado em encontrar exoplanetas. Ele é capaz de detectar oscilações no brilhos de estrelas distantes quando seus planetas passam na frente dela. Ate agora, o telescópio Kepler já confirmou a existência de 2327 exoplanetas e e pelo menos 2740 candidatos. A partir destes dados, Ethan Kruse, estudante de astronomia da Universidade de Washington, produziu uma animação mostrando a órbita de alguns destes exoplanetas em relação ao nosso sistema solar:
Os planetas não são mostrados em escala, comparados com suas estrelas e órbitas (não seria possível vê-los, se estivessem), e as estrelas tambem não estão dispostas tão perto uma das outras. Ainda assim, você pode relativizar o tamanho dos planetas e estimar suas temperaturas.
O telescópio Kepler mostrou que o nosso sistema solar não é o padrão da nossa galáxia. Sistemas solares se formam de diferentes formas, não apenas planetas rochosos na parte interior, gigantes gasosos no meio e planetas congelados na parte posterior.
A animação de Kruse mostra 685 sistemas multi-planetários, em um total de 1705 exoplanetas. Quem sabe, algum dia não os visitaremos?