Você já sabe falar inglês?

Se você respondeu não à pergunta do título deste artigo, então esta matéria é para você. No mundo globalizado em que vivemos aprender uma segunda língua é primordial para conquistarmos diversas oportunidades, como empregos em empresas multinacionais ou até para podermos fazer um mestrado ou doutorado na nossa área. Se você almeja crescer, aprender pelo menos a língua inglesa é essencial para poder disputar boas vagas de estágio e de trabalho, principalmente com a atual situação da economia brasileira.

Já está convencido da importância de aprender inglês? Então anote todas as dicas a seguir e comece a aprender inglês agora.

Primeiro passo: saia dessa inércia

Qual foi a última vez que você pegou um livro de inglês para tentar fazer um exercício de inglês sozinho? Procurou uma aula no YouTube? Viu de novo um filme com legendas em inglês? Você precisa dar o primeiro passo e para com aquela desculpa “eu não consigo estudar sozinho” ou “só aprendo se alguém me ensinar”. Você consegue sim, talvez só precise de um pouco de motivação, mas você consegue sim.

Quer saber como eu aprendi inglês? Eu trabalhava em um call center e só tinha aquela noção bem básica de inglês que só quem estuda em escola pública sabe como é. O meu chefe me deu a seguinte proposta “Dentro de três ou quatro meses vai aparecer uma oportunidade bilíngue aqui. Eu quero que você faça o teste para esta vaga”. E essa foi a minha motivação para que eu passasse os próximos 90 dias estudando inglês diariamente para conseguir passar no teste e conseguir a vaga. Eu não tinha dinheiro para pagar uma escola de inglês, então eu tive que me virar com livros que eu pegava nas bibliotecas públicas da cidade e vídeos que eu encontrava na internet. Foi uma experiência muito interessante. Depois que eu consegui a vaga, eu entrei em uma escola de inglês para poder aperfeiçoar a minha pronúncia e treinar com os professores, que eram todos estrangeiros.

Agora responda a si mesmo: qual é a sua motivação?

Ok, você me convenceu. Como eu faço para começar?

Pesquise na internet. Existem milhares e milhares de páginas que possuem minicursos de inglês até preparatórios para testes de proficiência. Existem cursos pagos, gratuitos, online e presenciais para todos os gostos e para todos os bolsos (pessoalmente, eu escolheria os cursos gratuitos e online). Vou listar alguns cursos de inglês online gratuitos que você pode acessar agora:

1. ProJovem English

projovem-urbano

O ProJovem Urbano é um programa do Governo Federal para jovens de 18 a 29 que não concluíram o ensino fundamental. O programa conta com uma série de 40 vídeo-aulas de inglês. O site do programa está fora do ar, mas achei uma playlist no YouTube com todas as aulas aqui.

2. Idiomas sem fronteiras

isf

Outro programa do Governo Federal, este projeto visa capacitar estudantes universitários a aprender outras línguas para poder participar do programas Ciência sem Fronteiras. Além do inglês, o Idioma Sem Fronteiras oferece cursos de Italiano e Francês. Os cursos são presenciais, e as aulas são ministradas em diversas universidades federais em todo o Brasil. Através do Idiomas sem fronteiras você também pode fazer os testes de proficiência gratuitamente

3. My English Online

image_preview

O My English Online é o curso à distância de inglês do Idiomas sem fronteiras. Para se cadastrar, você precisa ser um estudante universitário. O curso é dividido em cinco módulos, onde o último é um curso preparatório para diversos testes de proficiência em inglês. Você ainda pode ler alguns artigos da National Geographic em inglês, e ainda conta com vários vídeos e áudios para estudar. É o curso mais completo que já fiz pela internet.

4. Learning English with Mr. Duncan

maxresdefault

Um dos canais de inglês mais populares do YouTube. Os vídeos são todos em inglês.

5. BBC Learning English

bbc_le_logo_288x288

A BBC possui um site e um canal no YouTube dedicados ao ensino da Língua Inglesa. No site você ainda encontra podcasts e notícias em inglês para você se familiarizar com a língua.

6. British Council – Learn English

photo

O site do British Council possui diversos recursos para você aprender inglês. Conta com exercícios, artigos e podcasts para que você possa estudar por conta própria.

7. American English

O American English é um site do governo dos Estados Unidos com diversos recursos para o ensino da Língua Inglesa, tanto para professores como alunos. Vale a pena conferir.

8. engVid

engvid

Um dos melhores sites de vídeo-aulas de inglês que já encontrei na internet. Este site não pode faltar na sua rotina de estudos.

9. Grammar Girl

Este site contém diversos artigos e dicas de gramática que com certeza irão lhe ajudar a aprender inglês.

Já salvei todos estes sites nos meu favoritos. E agora?

Agora você já pode começar a estudar por conta própria. Talvez você ache útil essa dica para se manter motivado. Compartilhe suas experiências nos comentários.

Deixe uma resposta