Você sabe o que é qualidade?

Pense rápido: o que é qualidade? Muitos de nós dizemos que algo tem qualidade por conta de uma marca ou pelo preço, mas se você acha que qualidade é apenas isso, então não deixe de ler este artigo.

checklist da qualidade

Imagine a seguinte situação: você está se mudando e precisa de um veículo para transportar seus móveis. Neste caso o que é melhor: um carro esportivo de luxo ou um furgão? Qual tem mais qualidade para realizar a tarefa? Perceba que aqui o conceito de qualidade está relacionado a adequação ao uso, portanto o furgão tem mais qualidade para transportar seus móveis do que o carro de luxo.

Existem outras formas de definir qualidade, como o preço: quanto mais caro é um produto ou serviço, mas qualidade será exigida dele.

Devido à quantidade de conceitos que podem ser aplicados para definir o que é qualidade, a ASQ (American Society for Quality) diz que a qualidade é subjetiva, portanto cada organização, setor ou pessoa deve conceituar sua definição própria. Podem destacar, entre as mais importantes definições de qualidade que “qualidade é a adequação ao uso” (JURAN) e “qualidade é a conformidade com os requisitos” (CROSBY). Estas definições podem ser usadas tanto no nosso dia-a-dia como em casos específicos, como fabricação, inspeção, especificação e avaliação de produtos, entre outros.

Podemos citar, entre as mais importantes atividades correlacionadas a qualidade:

  • Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Sistema de Garantia da Qualidade;
  • Controle de Qualidade.

Sistema de Gestão da Qualidade

A norma ISO 9000 (ABNT NBR ISO 9000:2005) diz que qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes, satisfaz a requisitos, sendo que características são propriedades diferenciadoras, podendo as características ser de diferentes tipos, como físicas, sensoriais, comportamentais, temporais, ergonômicas ou funcionais. Para isso, sistemas de gestão de qualidade são criados afim de desenvolver e implementar políticas de qualidade, trazendo direção e controle à organização. Sistemas de gestão de qualidade também promovem a redução dos custos relacionados com a qualidade (diminuindo os custos de reparos em assistências técnicas de um produto defeituoso por exemplo), além de manter a credibilidade da empresa diante do mercado.

Sistema de Garantia de Qualidade

É um conjunto de ações promovidas pela empresa para integrar todas as áreas (planejamento, organização, administração, etc.) na efetiva implementação da garantia de qualidade dos produtos ou serviços que a organização oferece. Este conjunto de ações está definido na norma ABNT ISO 9000.

Controle de Qualidade

O controle de qualidade está mais próximo do produto, já que se preocupa em controlar todas as suas características, como processo produtivo, equipamentos e instalações utilizadas na produção, incluindo a qualificação dos colaboradores que executam estas atividades.

Outro aspecto importante para o sistema de qualidade é a documentação dos procedimentos. Isso consiste em descrever detalhadamente como as atividades serão desenvolvidas, seus relacionamentos e as responsabilidades de cada colaborador da organização. Todos os processos que influenciam e comprometem a qualidade final de um produto são registrados, de forma que qualquer desvio possa ser detectado e corrigido com rapidez.

Documentação

A documentação dos processos também possibilita revisões e melhorias periódicas, cumprimento das normas de qualidade exigidas, implantação de um sistema integrado de qualidade e o conhecimento geral do sistema, pois o conhecimento dos processos não fica apenas na cabeça de um colaborador.

A norma NBR ISO 9001:2008 define claramente os requisitos gerais e da documentação, que de modo simplificado é dividido em 4 níveis:

  1. Manual de qualidade: o que o Sistema de Garantia da Qualidade faz para proporcionar qualidade e satisfação aos clientes;
  2. Procedimentos: como o Sistema de Garantia da Qualidade realiza sua missão, atinge seus objetivos e realiza suas atividades;
  3. Instruções de trabalho: como o Sistema de Garantia da Qualidade fornece informações detalhadas e específicas de determinado setor;
  4. Registros: como o Sistema de Garantia da Qualidade demonstra a qualidade efetivamente na prática.

E você, o que acha de tudo isso? A sua empresa tem um sistema de gestão, garantia e controle da qualidade? Deixe sua opinião nos comentários.

Referências
BANAS, Fernando. Construindo um Sistema de Gestão de Qualidade. São Paulo: Editora Fernando Banas, 2010.
PIRES, A Ramos. Qualidade: Sistemas de Gestão da Qualidade. São Paulo: Edições Sílabo, 1997.
CARVALHO, M. Monteiro. Gestão da Qualidade. São Paulo: Editora Campus, 2006

Douglas Moura

Fundador do Engenharia Livre, engenheiro civil e programador. Procuro sempre compartilhar as melhores informações do mundo da Engenharia.
Deixe um comentário em Você sabe o que é qualidade?